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quinta-feira, 19 de agosto de 2010

RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 358. DE 13 DE AGOSTO. DE 2010

Regulamenta o credenciamento de instituições ou entidades públicas ou privadas para o processo de capacitação, qualificação e atualização de profissionais, e de formação, qualificação, atualização e reciclagem de candidatos e condutores e dá outras providências.

Em vigor a partir de hoje.

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_358_10.pdf

27 comentários:

  1. Porque o salário de Diretor de Ensino é tão baixo se exigem curso superior?
    Não acham que deveríam ser no mínimo 1500,00?

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  2. Esperamos talvez um pequeno almento de salário, pois agora temos uma profissão reconhecida...

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  3. quanto a quem já está atuando como instrutor e examinador de transito e não tem o curso superior?
    como fica essa situação?

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  4. Sem salario digno,nao adianta querer tanta qualificação,pensem um pouco no profissional pois quem arrumou a vida até agora foram os donos de CFC.

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  5. aumento de salário com U é merecido ,mais com l...fica difícil...... almento??????

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  6. Os proprietários de auto-escolas lutam pela a melhoria de sua empresa, modernizando-as qualificando-as, etc., mas esquecem - se dos profissionais que erguem o teu patrimônio. Como podemos trabalhar por um trânsito mais humano? Se no próprio ambiente educacional do CFC. Existe um clima inóspito e hostil e ainda perdura a ganância bem como a falta de consideração com o instrutor - professor!

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  7. EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO COM QUALIDADE PARA QUEM?
    Proprietário do CFC?
    Instrutores - Professores?
    Candidatos - Alunos?
    Para todos?
    OU PARA UM TRÂNSITO MAIS HUMANO?

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  8. Os proprietários de auto-escolas lutam pela a melhoria de sua empresa, modernizando-as qualificando-as, etc., é louvável, mas esquecem - se dos profissionais que erguem o teu patrimônio. Como podemos trabalhar por um trânsito mais humano? Se a qualidade de vida dos instrutores não está sendo analisada! Se no próprio ambiente educacional de alguns Centros de Formação de Condutores; existe um clima opositor e ainda perdura a cupidez, bem como, a falta de consideração com o instrutor - professor! O que tudo isso, está causando aos alunos e conseqüentemente ao nosso trânsito? SEGURANÇA NO TRÂNSITO É QUALIDADE DE VIDA PARA TODOS! Será que verdadeiramente estamos trabalhando para melhorar a educação para o trânsito?

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  9. Antes de exigir tanto dos profissionais: Instrutores, Diretores de Ensino, deveriam se preocupar com o reconhecimento FINANCEIRO desses profissionais para que trabalhem com mais MOTIVAÇÃO.

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  10. VOCES ESTAO PREOCUPRADOS EM FORMAR MELHORES CONDUTORES MAS LESANDO OS CFCS NAO VAO CONSEGUIR QUANTO MAIS EXIGEM DOS CFS MAIS AUMENTA O CUSTO PARA OS LAUNOS PENSEN TAMBEM NELES

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  11. gostaria de saber como fica pois muitas coisas que existiam ja na antiga resolução não acontecia na realidade, como por exemplo os diretores de ensino não permanecem no cfc como deveriam, muitos tem outro trabalho até, devido ao salario miserável, tem que ter outro trabalho se não passa fome...exigir curso superior pra ter um salario de 1195,oo fora aresponsabilidade

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  12. sou proprietario de um cfc, reconheço que deveria ser melhor remunerado os profissionais diretores e instrutores, minha opiniao, se tiver-mos no mercado, profissionais melhores qualificado,acredito que possa melhorar tambem a forma de remuneraçao.....infelizmente a classe é marginalisada, o mercado atual oferece profissionais muito despreparados.

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  13. SOU PROPRIETÁRIO DE CFC,SEI QUE É DIFICIL A PROFISSÃO DE INSTRUTOR,MAS NO MEU CFC,TODOS OS INSTRUTORES,TEM SALARIO ACIMA DE R$1.400,00,CONTANDO COM CESTA BÁSICA,SEGURO SAUDE,SEGURO DE VIDA,FERIAS REMUNERADAS,13 SALARIO,MAS DE CONTRA PARTIDA TENHO OS MELHORES PROFISSIONAIS NO RAMO TRABALHANDO COMIGO,O QUE MUITO ME ORGULHO. O MEU CFC ESTE ANO DE 2010 COMEMOROU 42 ANOS DE ATIVIDADES,TENHO FUNCIONARIO QUE APOSENTOU E PEDIU PARA CONTINUAR,TODOS VESTEM A CAMISA DO CFC POR INICIATIVA PROPRIA,É MUITO BOM SER EMPRESÁRIO SABENDO QUE NÃO ESTÁ EXPLORANDO SEUS FUNCIONÁRIOS.
    BOTUCATU 03/09/2010

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  14. Reconheço que existem bons e maus profissionais, sem dúvida, todos merecem um salário digno; se reclamam dos salários nessa profissão é porque trabalham pouco, pois, existe um piso, que permite ao instrutor que não conseguiu atingir o numero mínimo de aulas,vir a receber o piso estabelecido pelo sindicato,O QUE NÃO É POUCO PRA QUEM NÃO FEZ NADA; entretanto, O NOSSO PROBLEMA ATUAL diante da nova resolução são os examinadores de trânsito, porquê, tem autonomia para reprovar usando critérios absurdos, tipo: retirar pontos de alunos, porquê não colocaram a cabeça pra fora durante uma ultrapassagem,Que isso?Será que eles não sabem o que é direção defensiva,e que desatentar para o contrafluxo é acidente na certa!...Tipo: Encostam-se na janela, sem parar o cronômetro, durante uma prova de baliza para orientar o aluno. Ora, ele não está ali para ensinar e sim para avaliar( isso atrapalha o aluno que já está nervoso, faz com que perca o tempo e o aluno acaba deixando o veiculo morrer); quer mais: No passado, quando encostar na baliza se retiravam apenas 2 pontos (portanto não era falta eliminatória no RJ) eu perguntei ao examinador o porquê de ter reprovado a minha aluna ,ele respondeu: Você reparou o aluno de outra auto escola? eu disse que não,Ele disse "FOI APROVADO" CONSIDEREI O ERRO !Ele entrou no carro, me deu bom dia, me chamou de senhor o tempo todo, mas, a sua aluna não fez nada disso,"Sequer olhou pra minha cara"! então foi reprovada!Que isso? Eu tenho curso superior e posso afirmar que o que nós precisamos não é mudar apenas o nível do ensino,mas, o nível social. Compare o atendimento do pessoal da Fesp com os candidatos e o atendimento dos examinadores-odaqueles é ótimo o desses é péssimo;ou seja,excesso de falta de respeito pelo usuário! Nada como uma boa reunião com os examinadores, para que eles olhem: os Diretores os Instrutores,e sobretudo os alunos com respeito. Fazer com eles um curso de boas maneiras para dar bom dia, se apresentarem com dignidade e passarem tranquilidade, não é apenas obrigação, mas, um dever social,pois, estão ali sendo pagos por aquele momento, às vezes único do candidato; Porque então aterorizam-nos, como uma examinadora louca no Rio de Janeiro, que sempre se enche de autoridade(de nome Madalena), que com a sua equipe aterroriza os pobres instrutores,alunos e até pessoas que passam pela area de exames.Examinadores assim precisam fazer curso de etiqueta, ou fazerem amor antes de ir trabalhar, pois tudo indica que são mal amados e acabam azedando o dia de todo mundo.

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  15. Parabéns à equipe da Diretoria de habilitação e sua Divisão de Aprendizagem que fazem quase tudo o que podem para melhorar o boa cadência do conjunto, mas, resta ainda permitir um dia para ouvir e não apenas todo dia "falar como Hitler" no REFOR, deixando ordens para serem executadas, sem sequer colher opiniões. SUGESTÕES: PERMITIR QUE O DIRETOR INTERESSADO EM ASSITIR AO EXAME DO ALUNO POSSA ACOMPANHÁ-LO E FAZER RELATÓRIOS, QUE ACUSEM IRREGULARIDADES À OUVIDORIA, PARA MELHOR ASSISTENCIA AO ALUNO, QUE FORA PREJUDICADO POR ALGUM EXAMINADOR RECALCADO, VALIDANDO O LAUDO DA DIRETORIA QUE O ACOMPANHOU; AGENDAR UM DIA PARA O ATENDIMENTO DE DIRETORES COLETIVAMENTE OU COM DATA E HORA MARCADA PARA EFETUARMOS MELHORAS EM CONJUNTO, EM QUASE TODA NOSSA OUÇADA,E FINALMENTE, CONTABILIZAR NO SITE DO DETRAN O NÚMERO DE CANDIDATOS REPROVADOS PELO INSTRUTOR E EXAMINADOR (RES 50)E NÃO POR CFC JÁ QUE É O NOME DELES QUE VAI CONSTAR NO PRONTUÁRIO DO CANDIDATO QUANDO APROVADOS. QUE O CFC PASSE A TER AUTONOMIA PARA DIZER LEGALMENTE "NÃO" AO CANDIDATO INCAPACITADO, NÃO TENDO A OBRIGAÇÃO DE COLOCÁ-LOS EM EXAME( UMA CORDA NO PESCOÇO DELES) QUANDO NÃO TIVEREM CONDIÇÕES; FAZER O PROCESSO DE HABILITAÇÃO TER A VALIDADE POR 365 DIAS, PARA O ALUNO CONCLUIR O CURSO PRÁTICO DE DIREÇÃO E PERMITIR QUE FAÇA PELO MENOS UM EXAME PRATICO DE DIREÇÃO (O QUE LHE É DE DIREITO- PORÉM, APÓS OS 365 DIAS) OU ENTÃO MUDAR A FORMA DE MARCAÇÃO, POIS, NÃO É CABÍVEL O CANDIDATO FICAR UM MES ESPERANDO PRA FAZER A PROVA FINAL, OU ATÉ DOIS MESES, DEPENDENDO DA DATA QUE O DETRAN ESTIPULE,(QUANDO LHE É CONFERIDO POR LEI QUE SÃO NECESSÁRIAS APENAS A CONCLUSÃO DAS SUAS AULAS PARA PRESTAR O EXAME)- ENTÃO AUMENTEM O NUMERO DE EXAMINADORES E QUE SE GASTE MAIS DINHEIRO COM ISSO, O QUE NÃO VALE É PREJUDICAR OS CANDIDATOS TIRANDO A RESPONSABILIDADE DE SI MESMO E PASSANDO A RESPONSABILIDADE DA NÃO MARCAÇÃO PARA AS AUTO ESCOLAS, QUE NÃO TEM AUTONOMIA SOBRE O CALENDÁRIO DE MARCAÇÃO. sER ENTIDADE EXECUTIVA ASSIM É FÁCIL, EXECUTANDO TODO MUNDO IGUAL BEM-ME QUER MAL ME QUER; QUER SABER OS DIRETORES E INSTRUTORES AINDA TEM MUITO O QUE SUGERIR NESSE ESPAÇO E NÃO SABEM A FORÇA QUE TEM. que pelo menos, anonimamente, botem a boca no trombone e mostrem o que está errado, Estamos em uma Democracia, e, o que na verdade queremos são melhoras. Perdoem-me a franqueza, mas continuo dizendo. Nós somos os conselheiros, QUE TODOS SEJAM BEM VINDOS!

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  16. Parabéns à equipe da Diretoria de habilitação e sua Divisão de Aprendizagem que fazem quase tudo o que podem para melhorar o boa cadência do conjunto, mas, resta ainda permitir um dia para ouvir e não apenas todo dia "falar como Hitler" no REFOR, deixando ordens para serem executadas, sem sequer colher opiniões. SUGESTÕES: PERMITIR QUE O DIRETOR INTERESSADO EM ASSITIR AO EXAME DO ALUNO POSSA ACOMPANHÁ-LO E FAZER RELATÓRIOS, QUE ACUSEM IRREGULARIDADES À OUVIDORIA, PARA MELHOR ASSISTENCIA AO ALUNO, QUE FORA PREJUDICADO POR ALGUM EXAMINADOR RECALCADO, VALIDANDO O LAUDO DA DIRETORIA QUE O ACOMPANHOU; AGENDAR UM DIA PARA O ATENDIMENTO DE DIRETORES COLETIVAMENTE OU COM DATA E HORA MARCADA PARA EFETUARMOS MELHORAS EM CONJUNTO, EM QUASE TODA NOSSA OUÇADA,E FINALMENTE, CONTABILIZAR NO SITE DO DETRAN O NÚMERO DE CANDIDATOS REPROVADOS PELO INSTRUTOR E EXAMINADOR (RES 50)E NÃO POR CFC JÁ QUE É O NOME DELES QUE VAI CONSTAR NO PRONTUÁRIO DO CANDIDATO QUANDO APROVADOS. QUE O CFC PASSE A TER AUTONOMIA PARA DIZER LEGALMENTE "NÃO" AO CANDIDATO INCAPACITADO, NÃO TENDO A OBRIGAÇÃO DE COLOCÁ-LOS EM EXAME( UMA CORDA NO PESCOÇO DELES) QUANDO NÃO TIVEREM CONDIÇÕES; FAZER O PROCESSO DE HABILITAÇÃO TER A VALIDADE POR 365 DIAS, PARA O ALUNO CONCLUIR O CURSO PRÁTICO DE DIREÇÃO E PERMITIR QUE FAÇA PELO MENOS UM EXAME PRATICO DE DIREÇÃO (O QUE LHE É DE DIREITO- PORÉM, APÓS OS 365 DIAS) OU ENTÃO MUDAR A FORMA DE MARCAÇÃO, POIS, NÃO É CABÍVEL O CANDIDATO FICAR UM MES ESPERANDO PRA FAZER A PROVA FINAL, OU ATÉ DOIS MESES, DEPENDENDO DA DATA QUE O DETRAN ESTIPULE,(QUANDO LHE É CONFERIDO POR LEI QUE SÃO NECESSÁRIAS APENAS A CONCLUSÃO DAS SUAS AULAS PARA PRESTAR O EXAME)- ENTÃO AUMENTEM O NUMERO DE EXAMINADORES E QUE SE GASTE MAIS DINHEIRO COM ISSO, O QUE NÃO VALE É PREJUDICAR OS CANDIDATOS TIRANDO A RESPONSABILIDADE DE SI MESMO E PASSANDO A RESPONSABILIDADE DA NÃO MARCAÇÃO PARA AS AUTO ESCOLAS, QUE NÃO TEM AUTONOMIA SOBRE O CALENDÁRIO DE MARCAÇÃO. sER ENTIDADE EXECUTIVA ASSIM É FÁCIL, EXECUTANDO TODO MUNDO IGUAL BEM-ME QUER MAL ME QUER; QUER SABER OS DIRETORES E INSTRUTORES AINDA TEM MUITO O QUE SUGERIR NESSE ESPAÇO E NÃO SABEM A FORÇA QUE TEM. que pelo menos, anonimamente, botem a boca no trombone e mostrem o que está errado, Estamos em uma Democracia, e, o que na verdade queremos são melhoras. Perdoem-me a franqueza, mas continuo dizendo. Nós somos os conselheiros, QUE TODOS SEJAM BEM VINDOS!

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  17. É ridiculo o DETRAN-PR exigir a presença do Diretor de Ensino nos CFCs por todo o período com um salario de miséria desse. Um Diretor de Ensino deve ter CURSO SUPERIOr e percebe um salario de R$ 680,00. Ja o Instrutor de transito recebe R$620,00 mais as horas aulas a R$2,20, da em média R$1.100,00 reais.
    Duvido que os CFCs do Paraná tenham um diretor de Ensino o dia todo com essa miseria de salario. Exigir ensino superior sem um salrio condizente com a Educação. Ninguem se submete a receber isso. So se for pra assinar a documentação e tiver outro emprego.
    Vamos nos unir.
    E uma vergonha esse salario.
    melhor ser Empregada domestica que recebe R$ 720,00 por 8 horas/dia e mais auxilio transporte. Esse sindicato sim funciona.
    O sindicato do Parana esta interessad em enriquecer os donos dos CFCs não valorizando os funcionários.
    Vergonha pra trabalhar 8 horas por dia.

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  18. ola!resoluçao 358 olha essa nova lei q exige a categoria D pra ser instrutor de transito,isso foi pra mim uma lei sem noçao,como q um instrutor de transito tem q ter a categoria D?mim diga aii ,kem tem a categoria D vai kerer ser instrutor?o salario nem compenssa,a area ja e escasso de proficionais,com essa nova lei agora q n vai ter instrutor,eu mesmo com a D vou kerer faser outra coisa,vcs n axa q deveria ter a categoria A n?pelo mesnos assim a instrutor vai saber educar os alunos pra mostrar uma realidade da visao do motoqueiro e so assim as pessoas ira ficar mais atento,so assim podera evitar muitos acidentes com isso!!um abraço aki estar meu email e msn robsonmodel@hotmail.com

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  19. Olá, meu nome é Moisés, eu sou instrutor de moto, carro e ônibus, o meu comentário é o seguinte: eu não concordo que a avaliação do candidato fique somente por parte do examinador, pois ele anda com o aluno apenas 10 a 15 minutos, e isso não é suficiente para conhecer o aluno; o instrutor convive mais tempo com o aluno, e sabe dizer se ele presta ou não; infelismente tem cada animal tirando a carteira que é uma coisa impressionante, se o instrutor tivesse ao menos 40% da nota do aluno, já ajudaria muito, pois tem pessoas que não tem a mínima condição de dirigir, e o instrutor mais do que ninguém pode afirmar isso.

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  20. meu nome e nivaldo sou intrutor pratico e teorico e imprecionante ver tanta coisa errada nessa area os valores se enverteram, pois eu dou aula para um condutor se formar e ganhar mais do que eu.
    outra coisa a ser observada tambem e o serviço do examinador.nao existe um padrao cada um tem uma forma de examinar o candidato sera que cada um faz o curso separadamente?
    atualmente existe uma grande falta desse proficional, porque nao abre concurso e fecha a janela da da facilidade para os funcionarios publicos.
    se eu fosse questionar a quantidade de fahas e serem corrigidas ficaria escrevendo a noite toda, entao vou parar por aqui e volto outro dia.
    rio 13/02/2011

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  21. Eu acho tudo isso uma palhaçada com o profissional chamado instrutor. Nossa vida de intrutor deveria ser mais valorizada,pelo fato de expornos em situações que colocam nossas vidas em jogo até mesmo dos nossos alunos. Muitas vezes damos uma de super herói para salva nossa integridade e do aluno também.E fora de tudo pessoas em aula, passam por problemas particulares e nossa função se torna sendo também um psicologo. Será que somos só "meros instrutores"? ou realmente somos profissionais capacitados a forma condutores preparados a enfrentar a realidade do trânsito brasileiro. enfim nossa classe é merecedora de todo os beneficios possíveis em questão da palavra chamada responsabilidade educacional no trânsito.Conforme o dito popular o véiculo é uma arma na mão...

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  22. olá, trabalhei de instrutora em um CFC durante 6 anos, nesse período alterei minha categoria chegando a cat AE, e, com exceção da carreta, eu já atuei em todas as demais categorias. hoje, sou proprietária de um CFC, e atuo dando aulas teóricas, enfim, durante esse período tenho crescido muito profissionalmente, mas tenho encontrado diversos obstáculos e me fazer pensar se tudo não foi em vão. A resolução tem sido extramamente cruel, tanto com os instrutores, como também com os próprietários. e podem term certeza, eu consigo enxergar pelos dois lados agora! Os funcion´rios, por exemplo, são mal remunerados, carregam a responsabilidade refente ao nível de aprendizado dos alunos ( que convenhamos: tem gente que nem com um milagre divino!!) os alunos ao reprovam depositam a culpa integralmente em seu instrutor, dizendo que não o ensinou, etc. quando trocam de instrutor, o anterios passa a ser o comentário dentro do carro.( mas, os bons instrutores, defendem uns aos outros, pois já conhece como são os aluno! )e agora, mais essa da resolução, que cobra um índice de aprovação. Isso é um absurdo!! quem inventou essa lei não tem a mínima noção da realidade!! sabemos que a aprovação não depende apenas do instrutor, mas de diversos outros fatores, como por exemplo: o bom senso do examinador, a sinalização da área de exame, o fator psicológico ( nervosismo do aluno ), e muitas outra variáveis. então por que o instrutor é o unico a ser responsabilizado? outro fator que os instrutores sofrem muitas vezes é a falta de reconhecimento de seu árduo trabalho. enquanto as pessoas de fora vêem os instrutores dando aula e julgam: _ Isso sim é que é trabalho!! sentado o dia todo, passeando pra lá e pra cá!! na verdade não sabem o que é ficar dentro de um carro o dia todo com a atenção ligada em 220 volts, sem poder tirar o olho do transito, nem pra ler anúncios, e com um sol rachando em parte de seu corpo! algumas pessoas fazem o curso pra ser instrutor, achando que vai trabalhar no paraíso!! chega a ser engraçado ver essa pessoa desistindo tão rápido da profissão! ( por que realmente não é pra qualquer um!) também tem aqueles que mal sabem dirigir e vão fazer curso! ... sabemos que o fato de uma pessoa ter habilitação, não significa que é um bom motorista, quem dirá pra ensinar!! minha opínião é que esses cursos profissionalizantes deveriam avaliar melhor seus futuros profissionais. Eu, por exemplo quando fiz curso para ser instrutora, nem se quer entrei dentor de um carro pra ser avaliada. como que me deram um diploma?
    Agora falando pelo lado de "Patroa" a resolução ta querendo quebrar as pernas de muitos CFCs, introduzindo leis absurdas e incabíveis!!
    por exemplo: ter que obrigatóriamente transferir os veículos para o cnpj da empresa. que diferença vai fazer? para um transito segura se os carros são de propriedade de cfc ou de um sócio?
    tenho carros nos nomes dos sócios, e são financiados pelo ligsien que o banco não tranfere. o que vou fazer agora? comprar novos carros? e se o cnpj da empresa tiver sujo? o que o Detran tem haver com isso?
    outro exemplo: rampa para cadeirantes na pista de moto. pra que? nenhum cadeirante faz aulas de moto! duas motos por cfc, por que? se meu cfc é pequeno, e mal enche a grade de aula de uma moto! e assim vai... fora muitas outras coisas que geram impostos e consequetemente atrazam as outra contas!
    outro problema grave dod CFCs é a concorrencia que muito, mas muito desleal! acreditam que eles se daõ ao luxo que fazer um teatro, vindo aqui pra fazer orçamentos, e saber todas as opç~es de pagamentos, etc. falam mal, inventam estórias, ficam esperando uma oportunidade para atacar, a todad hora!
    eu, sinceramente acho que tinha mais paz como funcionária.. mas se um dia eu tiver que fechar o CFC, não quero nem saber mais dessa área!!

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  23. A.P.S Realmente essa resolucao quer quebrar muitas CFCs sou socio de uma CFC os nossos veiculos sao todos finaciados e o banco nao transfere para o cnpj da empresa o q vamos fazer isso e um absurdo um bando de vagabundos que criam as leis e nao analizam as precauçoes

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  24. A.P.S - Piaui. Realmente essa resolucao quer quebrar muitas CFCs sou socio de uma CFC os nossos veiculos sao todos finaciados e o banco nao transfere para o cnpj da empresa o q vamos fazer isso e um absurdo um bando de vagabundos que criam as leis e nao analizam as precauçoes

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  25. sou Marinete diretora de ensino trabalho 44 horas por semana o diretor de ensino nem no cfc vai e ganha 57,00 a menos do que eu,sendo que eu ganho 857,00 isso é certo.pois ralei para ter curso superior sou professora da rede publica abandonei por a rede publica por gostar da profissão e não tenho nem um valor o que faço abandono tudo?

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  26. eu errei é o diretor geral que não vai no cfc.Marinete.
    corrigindo

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  27. só queria saber porque, temos que trabalhar 8 hr,sendo que instrutores são professores.nossa carga horaria deveria de ser 6 hrs como nas redes públicas podendo assim fazer mais de um turno por dia

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