Seguidores

Dados da transmissão

Web Rádio "Saudade Sertaneja"
Transmitindo em  
De Bauru, Estado de São Paulo, Brasil
Hoje ,   Horário de Brasília:
Música atual:

Rádio Saudade Sertaneja

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Reciclagem para Instrutores e Examinadores de Trânsito

InstrutorInstrutor 02

Instrutores de autoescolas e examinadores do Detran terão que passar pelas provas, como acontece com os motoristas, conforme regulamentação do Contran. Na avaliação – tipo provão – que será aplicada a cada três anos, eles vão responder questões de múltipla escolha e terão que acertar 70% do total das questões. Quem for reprovado terá que passar por um curso de reciclagem.

Muito boa essa decisão do Contran, pois se o motorista precisa fazer reciclagem, os instrutores de trânsito muito mais; precisam se atualizarem, coisa com a qual muitos nunca se preocuparam. Agora, em se tratando de examinador, quem precisa se atualizar é o próprio Contran, que não sabe que a grande maioria deles, principalmente no Estado de São Paulo, além de não serem credenciados para exercer tal função, ainda não são remunerados; trabalham como colaboradores. Além disso, o exame de direção veicular está sendo aplicado em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro, com as resoluções do Contran e as portarias do Detran. Vejam:

Art. 152. do CTB: O exame de direção veicular será realizado perante uma comissão integrada por três membros designados pelo dirigente do órgão executivo local de trânsito, para o período de um ano, permitida a recondução por mais um período de igual duração.

Art. 14 da Resolução 168/04 do Contran: O Exame de Direção Veicular será realizado perante uma comissão formada por três membros, designados pelo dirigente do órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal.

§2º No Exame de Direção Veicular, o candidato deverá estar acompanhado, durante toda a prova, por no mínimo, dois membros da comissão, sendo pelo menos um deles habilitado na categoria igual ou superior à pretendida pelo candidato.

Art. 12 da Resolução 169/04 Contran: O Exame de Direção Veicular previsto no art. 3.º desta Resolução será realizado pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal e aplicado pelos examinadores titulados no curso previsto em regulamentação específica e devidamente designados.

Portanto antes de exigir a reciclagem dos examinadores é preciso cumprir e fazer cumprir a Legislação. Qualquer prova que seja aplicada em desacordo com as regras estipuladas em leis não tem nenhuma validade e qualquer cidadão pode recorrer do resultado da mesma.

2 comentários:

  1. Acho muito importante essa iniciativa, pois existem muitos instrutores sem compromisso algum com as questões do trânsito no país.
    E esse teste, creio que vai retirar a maskara de muita gente que está atuando no momento que ao invés de somar para o bem estar da vida no trânsito subtraem formando condutores mal istruidos tanto teoricamente como na pratica.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou instrutor e eles não disponibilizam material didático adequado para os instrutores temos de fazer vídos caseiros e uscar youtube e outros sites ou apelar para vhs antigos e convrter e tentar enquadrar no uso, alem de eles terem de ajudar com propagandas e comerciais educativos, e eu já tentei dar palestras em escolas de ensino fundamntal como faziam quando eu era pequenos mais evido aquele fato da escola do rio de janeiro nenhum diretor permite outros adentre suas escolas

    ResponderExcluir